top of page
  • luis1535

Seminário em Curitiba discute o futsal Feminino no Brasil


Incentivar a pratica da modalidade de futsal entre meninas é o objetivo do seminário “Garotas Jogam Futsal”, que acontece em Curitiba entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, idealizado pela Cesabb-PR (Conselho Estadual das Assolações Atléticas do Banco do Brasil) e que terá a coordenação da AABB Curitiba e da Fenabb – Federação Nacional das AABBs e patrocínio da Copel, através do programa Pro-esporte, do Governo do Paraná.

O evento foi lançado na última sexta-feira, 29 de julho na AABB com a presença de entidades que participam da estruturação do futsal no Paraná como Sindiclubes, a Federação Paranaense de Futsal e a Secretaria de Esporte do Paraná.

“Pensamos num evento que não fosse só para as AABBs mas que pudéssemos contribuir para o desenvolvimento da modalidade em geral estimulando a pratica entre as meninas e trazendo professor de educação física e outros clubes para uma reflexão sobre o futsal feminino”, explica o vice-presidente da Fenabb, André Machado.

O presidente da Federação Paranaense de Futsal, Jesuel Laureano Souza, destacou a força do futsal feminino paranaense. “Semana passada tivemos uma final paranaense da Taça Brasil de Clubes Sub-20 com uma equipe de Londrina e outra de Cascavel. Também temos o atual campeão Brasileiro sub-17 da competição, Colombo e a equipe campeã brasileira da Copa do Brasil, Stein Cascavel, além do Cianorte que foi o último Campeão da Libertadores”.

O evento será certificado pela Universidade Estadual de Londrina, através de uma parceria com a Escola do Esporte, instituída pela Paraná Esporte.

“O esporte é um dos melhores caminhos para socializar e formar um ser humano, um cidadão melhor. A Escola do Esporte veio para institucionalizar a capacitação e formação de treinadores e profissionais. Esse projeto foi aprovado dentro do Pro-esporte é extremamente louvável”, disse o professor Antônio Dourado, coordenador da Escola do Esporte e docente da UEL.

O seminário vai reunir grandes nomes do futsal brasileiro para debater sobre “as especificidades metodológicas para o trabalho com o Futsal Feminino” e “Os desafios para o incentivo ao Futsal Feminino”. Entre eles, o técnico da Seleção Brasileira de futsal feminino, Wilson Saboia, a coordenadora de Projetos de Futsal Feminino da CBFS, Tatiana Weysfield e o técnico da Associação Desportiva de Telêmaco Borba, um dos representantes paranaenses na Liga Feminina de Futsal, Anderson Valério.

Referência na revelação de talentos para o futsal e futebol de campo do Brasil, a AABB vai ceder seus treinadores para realizar oficinas com as estudantes participantes do seminário, oriundas de escolas públicas da cidade. Com duração de três dias, as clínicas reunirão 70 estudantes meninas de 8 a 15 anos. Os profissionais de Educação Física, estudantes, treinadores e dirigentes inscritos poderão acompanhar a pratica com as estudantes.

Marcaram presença no lançamento, o vice-presidente da Fenaab, André Machado, o presidente da AABB Curitiba, João Antero, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Danilo Dias, o gerente de esportes Gil Stinghen, o coordenador de futsal Victor Tanferi, os professores da AABB Tiago Padilha e Felipe Saz; o presidente do Sindiclubes, Ali Tarbine, o presidente da Federação Paranaense de Futsal, Jesuel Laureano Souza, o vice, Osmar Saydelles de Lima, o superintende, Luís Henrique Antonievicz , ex-jogador de futsal, Papagaio, o ex-jogador de futebol e diretor da secretaria de esporte, Nei Santos e o professor Antônio Dourado.


AABB

8 visualizações0 comentário
bottom of page