• luis1535

Pequenas atitudes, grandes diferenças.


Mudam as medidas, mudam o ambiente, mudam as regras mas com a mesma finalidade. O Futsal é considerado como o começo de muitas carreiras mundo à fora de jogadores profissionais de Futebol. O espaço pequeno da quadra, possibilita passes curtos e rápidos, proporcionando jogadas e táticas diferenciadas. Além disso, o Futsal tem se tornado um esporte independente, onde muitas pessoas vivem dele e vivem por ele e, especialmente o Estado do Paraná, vem passando por um grande momento na modalidade.

Em meio a clubes com grande potencial financeiro, é possível destacar a modesta Associação de Amigos do Esporte Mariopolitano – AAEMA, situada na cidade de Mariópolis/PR, está com aproximadamente 7 mil habitantes e muitos apaixonados pelo esporte. Dentre eles, os que já estimavam o mesmo e outros que passaram a estimar e frequentar o ginásio devido à criação da Associação.

A AAEMA nasceu em 2014, por 5 amigos, com o intuito inicial de oferecer mais opções esportivas para as crianças do município. Ao longo dos anos, a Associação veio a fomentar as categorias do Sub 5 até ao Sub 17, que perdura atualmente. Além da base, outro projeto em pauta, foi a criação do time adulto, que surgiu em 2015 e desde então, se solidifica ano após ano. O time adulto da AAEMA, após sua existência, era participante da Série Bronze do Campeonato Paranaense. De 2015 para 2016, conquistou o maior feito: a ascensão para a Série Prata, o que despertou a paixão e a curiosidade de muitas pessoas, cidades vizinhas e cidades adversárias advindas dos embates em quadra que estariam por vir. Campeonato este, que o clube ainda disputa na atualidade e todo o ano tem chegado com grandes chances de uma nova ascensão.

A AAEMA é formada apenas por voluntários que se dedicam e não medem esforços para que o projeto, tanto com as crianças, quanto com o adulto, não sejam deixados de lado e sejam motivados cada vez mais.

De todas as circunstâncias, a Associação criou um respaldo e valores admirados pelo próprio Estado, reconhecimento além do Paraná, pelas pessoas e pelas mais diversas equipes. Resultado de um trabalho árduo, comprometido, justo e honesto. Que não possui largos caixas mas conta com a união de pessoas e parcerias que fazem acontecer, que buscam alternativas e prezam pelo valor que este projeto tem.

Seu time adulto já revelou craques, consolidou técnicos e é buscado no mercado, sendo a opção de atletas, técnicos e profissionais. Além disso, os jogos aos finais de semana se tornaram um evento de entretenimento para as pessoas da pequena cidade.

A Associação integra as crianças e alunos da Apae frequentemente e realiza ações voluntárias e culturais no município.

A importância do esporte citado e no contexto abrangente, vai além das suas limitações de combate. Muitas crianças e jovens são tirados das ruas ou da própria acomodação através dele. Segundo o site BBC (2017), a Islândia, na década de 90, sofreu com a dependência química de muitas crianças e jovens e a solução encontrada foi o esporte, que fez com que estes números assustadores caíssem nos últimos anos. Sem contar a aproximação familiar e amigável que o ambiente do esporte pode proporcionar.

Acima de tudo, o ginásio e as dependências esportivas no geral, unem as pessoas.

Com este projeto da AAEMA, tudo isso é possível. Pois através das pequenas coisas, trabalho em equipe e humildes ações, grandes passos podem ser dados e o futuro de muitas pessoas, serem mudados.

Autora Janaína Centenaro




121 visualizações0 comentário

Rua Marechal Deodoro, 869 - 15º Andar
Cj.1505/1506 CEP 80.060-010
Curitiba - Parana - Brasil
Fones: 41-3233-4571 - 41-3233-6257

FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTEBOL DE SALÃO